Feedback Debate: Trabalho e Clima. A mesma Luta! realizado no passado Dia 03 de Novembro em Lisboa


Empregos para o Clima

Empregos para o Clima Trabalho e Clima a Mesma Luta_

No dia 3 de novembro, num debate organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Call Center e o Climáximo, discutiu-se o papel dos sindicatos na transição energética justa.

Enquanto o capital, na sua corrida ao lucro, destrói as condições de habitabilidade dos seres humanos no planeta, cabe aos trabalhadores defender o planeta da destruição capitalista. Alguns aspectos mencionados no debate com participação do público ficam aqui registados.

Em primeiro lugar, frisou-se a necessidade de dar prioridade a este assunto nos sindicatos, dando mais visibilidade às possibilidades de intervenção sindical. Isto não será só uma oportunidade para chegar aos trabalhadores jovens, mas poderá ser também uma parte íntegra da luta. Como um sindicalista destacou, transportes públicos mais acessíveis e de qualidade são uma vertente chave na vida dum trabalhador: ir e voltar do trabalho demora tempo e custa (muito) dinheiro; transportes coletivos mais frequentes significam uma redução efetiva das horas de trabalho, e transportes públicos baratos e acessíveis implicam um aumento real no salário dum trabalhador.

Para dar prioridade à transição justa nas organizações sindicais, é importante encontrar formas de ação reivindicativas. A intervenção sindical pela transição justa pode incidir sobre as atividades da empresa, como o caso dos trabalhadores da McDonald’s, que não só lutam por um aumento de salário mas também criticam a destruição ambiental por que a empresa é responsável. A intervenção sindical pode também passar pelo local do trabalho. Por exemplo, os trabalhadores dum supermercado podem objetar à venda de produtos demasiado embalados. Outro tipo de intervenção passa diretamente pela produção. Por exemplo, uma fábrica de automóveis poderá passar a produzir também autocarros por pressão do sindicato.

Estes foram alguns dos comentários do debate. Pretendemos continuar esta reflexão no próximo dia 24 de novembro, na conferência “O Trabalho na Era das Alterações Climáticas”.

Fonte: http://www.empregos-clima.pt/trabalho-e-clima-mesma-luta/?fbclid=IwAR1_Yq9tHBF9V_g2VGshUyiiL-uYqALqRTY88K-oP6RUL1zUxScW3GYNlqQ

Empregos para o Clima

@Stcc,tás logado?
https://www.facebook.com/TasLogadoLx/

A CASA, DE TRABALHADORES PARA TRABALHADORES
JUNTA-TE A NÓS!

Juntos Na Luta

https://www.facebook.com/acasa2016/
http://www.acasaonline.pt/
casasindical2016@gmail.com

PARTILHA! DIVULGA! SINDICALIZA-TE!

stcc-logo

Podes continuar a Assinar a nossa Petição de Profissão de Desgaste Rápido
Já pensaste em Ser o/a Delegado/a Sindical Logado/a?
CLICKAQUI e Faz a Diferença Hoje!
https://goo.gl/IAJdiA

Boletim taslogado Sindicato dos Trabalhadores de Call Center

Sindicato dos Trabalhadores de Call Center

A Brincadeira acabou, o tás logado já chegou!

STCC
STCC, o nosso compromisso é regular todo o sector!
UMA SÓ VOZ
UM SÓ CAMINHO
O DA MELHORIA das nossas condições laborais.
A União dos Trabalhadores
extermina os Prevaricadores
UNIDOS SOMOS MUITO MAIS FORTES.

Anúncios

Publicado por

Danilo tás logado?

Defensor dos Direitos Humanos dos quais um deles é o direito do trabalho, melhorar apenas um dos 30 direitos humanos já fará com que muitos dos restantes também sejam melhorados. Cidadania, Igualdade e Urbanidade para todos nós! Se temos deveres também temos direitos. Usufrui e partilha o tás logado com o Mundo! Faz chegar mais longe o poder da tua Voz! loga-te a nós! Sindicato dos Trabalhadores de Call Center http://www.stcc.pt/ https://taslogado.wordpress.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s