No início do mês de Dezembro o Sindicato dos Trabalhadores organizou um debate sobre a greve internacional das mulheres, intitulado “Estás logad@ na greve internacional de mulheres?”, que visou discutir o papel da mulher na sociedade, em todas as suas esferas, mas especialmente nos locais de trabalho e concretamente nos call centers, uma vez que as mulheres assumem um papel essencial e fulcral dentro da sociedade, desde cargos de chefia até às donas de casa, que é muitas vezes invisibilizado e ignorado, padecendo de problemas de machismo, discriminação e opressão.
Se olharmos à nossa volta continua a existir muita desigualdade de género e por esse motivo é fundamental continuar-se a falar deste tema, para poder enfrenta-lo, traze-lo para o debate e sobretudo superá-lo com as lutas nas ruas, nos locais de trabalho, nas escolas, universidades e nos lares.
O debate centrou-se na organização da Greve Internacional de Mulheres, que acontece já há dois anos consecutivos e que parte do combate a todo o tipo de violências que as mulheres enfrentam quotidianamente. O mote da greve é “Se as nossas vidas não importam, produzam sem nós” e foi se construindo uma greve ao trabalho doméstico, aos cuidados, ao consumo e também nos locais de ensino, não esquecendo a reivindicação central da greve ao trabalho, como podemos ver no ano passado no Estado Espanhol, com mais de 5 milhões de grevistas em todo o país no dia 8 de Março, dia internacional da Mulher.
O objectivo tem sido, nestes dois anos, construir o movimento em Portugal também, que se estenda igualmente aos locais de trabalho e no nosso caso aos call centers, um setor com muitas mulheres e vários problemas específicos associados ao machismo – assédio moral e sexual, problemas inerentes à maternidade (despedimentos, não renovação dos contratos), falta de adequação das pausas às necessidades etc.
A primeira oradora foi Laura Veríssimo, membro da organização 8M que centra a sua atividade na organização da Greve Internacional do dia 8 de março. A Laura apresentou o movimento e falou da sua história e qual a evolução do mesmo em Portugal, que tem vindo a ser cada vez maior de ano para ano.
A segunda oradora foi a Núria, de nacionalidade espanhola, que abordou o tema através da sua perspetiva deste movimento em Espanha que está mais desenvolvido do que em Portugal, e por isso é essencial fazer esta aprendizagem.
A terceira mulher a falar foi a Joana Grilo, membro da rede 8 de Março que tem um papel fulcral no que respeita à organização desta greve em território Português, que nos falou dos pilares da greve, dos núcleos organizadores em Portugal e do trabalho que se tem desenvolvido até então
Por último, teve intervenção Rebeca Moore, trabalhadora de Call Center e sindicalizada pelo STCC, que abordou temas como a desigualdade que assiste no seu local de trabalho e por vezes o pouco à vontade que sente só por ser mulher, demonstrando a especificidade do que é ser mulher e trabalhadora de call center.
O objetivo do STCC, com este debate e com as iniciativas que virá a desenvolver até ao 8 de Março de 2019 é entender as reivindicações específicas das trabalhadoras de call center, muitas vezes esquecidas pelos sindicatos e ignoradas nos locais de trabalho; e não só entender as reivindicações mas dar voz às mulheres, mobiliza-las para o dia da greve, através de plenários e acções concretas, para contribuir para o fortalecimento do movimento de mulheres, que tem crescido em todo o mundo e que em Portugal também tem expressão!
Junta-te a nós na preparação da greve internacional de mulheres, com as tuas opiniões, reivindicações e ideias. Tamos logad@as na greve!!
Próximas acções Rede 8 de Março
https://www.facebook.com/pg/Rede-8-de-Mar%C3%A7o-188445221306340/events/?ref=page_internal
@Stcc,tás logado?
https://www.facebook.com/TasLogadoLx/
A CASA, DE TRABALHADORES PARA TRABALHADORES
JUNTA-TE A NÓS!
https://www.facebook.com/acasa2016/
http://www.acasaonline.pt/
casasindical2016@gmail.com
PARTILHA! DIVULGA! SINDICALIZA-TE!
Podes continuar a Assinar a nossa Petição de Profissão de Desgaste Rápido
Já pensaste em Ser o/a Delegado/a Sindical Logado/a?
CLICKAQUI e Faz a Diferença Hoje!
https://goo.gl/IAJdiA
Sindicato dos Trabalhadores de Call Center
A Brincadeira acabou, o tás logado já chegou!
STCC, o nosso compromisso é regular todo o sector!
UMA SÓ VOZ
UM SÓ CAMINHO
O DA MELHORIA das nossas condições laborais.
A União dos Trabalhadores
extermina os Prevaricadores
UNIDOS SOMOS MUITO MAIS FORTES.
- https://taslogado.wordpress.com/
- http://www.stcc.pt/
- https://www.facebook.com/TasLogadoLx
- https://www.facebook.com/STCCBraga/