Finalmente, no próximo dia 24 será discutida na Assembleia da República a Petição “O Trabalho em Call-Center é uma Profissão de Desgaste Rápido”, assinada por mais 5.500 pessoas e entregue nos Parlamento pelo STCC. Abaixo reproduzimos a Carta Aberta que enviamos a Deputados e Grupos Parlamentares, demonstrando que é urgente e necessário avançar com a regulamentação da nossa profissão, pelo bem da saúde física e mental de milhares de trabalhadores.
Srs. e Sras. Deputadas: somos uma profissão, exigimos respeito!
………………………………………………………………………………….
É NECESSÁRIO REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE OPERADOR DE CALL-CENTER
CARTA ABERTA AOS DEPUTADOS/AS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Exmos./as Srs./as Deputados/as,
Em 2017, éramos 81,615 trabalhadores nos call-centers em Portugal. Apesar de não haver dados mais actuais, podemos afirmar que desde então seremos mais. O nosso sector é fundamental hoje em dia para o funcionamento de áreas económicas como a banca, os seguros, a energia, o turismo, a informática e as telecomunicações.
A nossa profissão é naturalmente desgastante, dado que implica lidar de forma intensiva com informação, clientes e operações que envolvem responsabilidades grandes e que antes estariam asignadas a trabalhadores bancários, agentes de seguros ou a técnicos qualificados. A somar a isso, as condições laborais, regra geral, são duríssimas. Os ritmos de trabalho são intensos e os horários incluem muitas vezes turnos, em horas noturnas ou aos fins-de-semana. A pressão para resultados, por parte das chefias e entidades patronais torna-se muitas vezes assédio moral permanente. As instalações de trabalho, onde se aglomeram centenas ou milhares de trabalhadores em espaços fechados, são em geral insalubres. Muitas vezes somos impedidos de realizar as nossas necessidades fisiológicas devido aos ritmos de trabalho, não há intervalos entre as chamadas, existe ruído permanente e a pressão psicológica é altíssima. Problemas auditivos, respiratórios, nas cordais vocais e na visão são inevitáveis, assim como os relacionados com a ergonomia, como as tendinites. Além disso, o esgotamento e a depressão atingem níveis assustadores. Diversos estudos apontam a nossa profissão como sendo das que envolve maior risco de burn-out. Como se não bastasse, na sua maioria das vezes recebemos pouco mais que o salário mínimo nacional e somos contratados e sub-contratados de forma precária.
É a saúde de dezenas de milhares de pessoas que está em causa. No nosso país não há qualquer regulamentação no sector nem tão pouco a nossa profissão é reconhecida oficialmente como tal. Enquanto isso, noutros países a situação é diferente. Em países como Itália ou Brasil, o horário completo nesta profissão é de 30h semanais, sem perda de remuneração. Noutros países como a Espanha, existe regulação ao nível dos intervalos, pausas entre tempo de chamada, etc.
Foi para avançar nesse sentido, também em Portugal, que o Sindicato dos Trabalhadores de Call-Center lançou em 2014 a Petição “O Trabalho em Call-Center é uma Profissão de Desgaste Rápido!”, entregue em 2017 e que será levada a discussão na Assembleia da República no próximo dia 24. Nesta, propomos aos deputados que legislem no sentido de: “1. Consagrar o estatuto de profissão de desgaste rápido para o trabalho em Call-Center; 2. Limitar como máximo 75% do horário laboral em linha por jornada de trabalho; 3. Garantir direito a 6 minutos (10%) de intervalo por cada hora em linha;”
O nosso objectivo central é garantir o reconhecimento e regulamentação da profissão, no sentido salvaguardar a saúde dos trabalhadores. Sabemos que há várias formas de o alcançar. Reduzir o horário de trabalho para 30h semanais sem redução de salário é a forma mais justa e universal. Reduzir o tempo “em linha”, ou seja em contacto telefónico directo, é outra. Obrigar a intervalos mínimos entre chamadas é outro exemplo. O estatuto de profissão de desgaste rápido também iria nesse sentido, ainda que entendemos que pode ser uma via perversa, porque coloca o Estado e os contribuintes a pagar pelos abusos das entidades patronais e não diminui, por si mesmo, o desgaste.
Assim o apelo que lançamos a todos os grupos parlamentares é o de iniciar o caminho do reconhecimento e regulamentação desta profissão, para diminuir o sofrimento no trabalho a dezenas de milhares de trabalhadores. Sofrimento esse que é pago por todos nós, através do SNS e da Segurança Social, mas que é causado pela desregulamentação do sector e a perseguição de lucros sem olhar a meios por parte das empresas de call-center e outsourcing.
Apelamos em particular às bancadas que constituem a actual maioria Parlamentar e que apoiaram a actual solução governativa com base a promessas de restituição de direitos dos trabalhadores e combate à precariedade – algo que para os trabalhadores de call-center não passa até hoje de uma miragem.
Assinalamos por fim, que independentemente do resultado da discussão da nossa Petição na Assembleia da República, o STCC continuará na luta pela dignificação da profissão e na defesa do direito destes milhares de trabalhadores a uma vida digna e a um trabalho estável e bem remunerado, que garanta condições de saúde física e mental.
A Direcção do STCC,
Lisboa,
17 de Janeiro de 2019
Trabalhadores de Call Center reivindicam reconhecimento de desgaste rápido
https://www.youtube.com/watch?v=tYsHdJlajbs
“Call Centers “ Em Portugal
https://www.youtube.com/watch?v=2lHmZmD1fpQ
SOMOS UMA PROFISSÃO DE DESGASTE RÁPIDO!
https://www.youtube.com/watch?v=ZsslR42bcWE
Entrevista com Paula Lopes, Sindicato dos Trabalhadores em Call Center de Portugal
https://www.youtube.com/watch?v=mNaKBkJpot0
Debate o Trabalho em Call Center é uma profissão de desgaste Rápido Parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=AXWIq9J9aX4
Debate o Trabalho em Call Center é uma profissão de desgaste Rápido Parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=M9njrjYqse0
Cerca de 100 mil pessoas trabalham em call centers em Portugal
https://www.youtube.com/watch?v=V4j_Gp86oyw
Tás logado na mensagem da Sócia do STCC a todos os Colegas de call Centers de Portugal !?
https://www.youtube.com/watch?v=XhzyeNaHcxs
PAPO RETO DIÁRIO DE UM ASSISTENTE TELEMARKETING
https://www.youtube.com/watch?v=lGNmwvRMP4I
@Stcc,tás logado?
https://www.facebook.com/TasLogadoLx/
A CASA, DE TRABALHADORES PARA TRABALHADORES
JUNTA-TE A NÓS!
https://www.facebook.com/acasa2016/
http://www.acasaonline.pt/
casasindical2016@gmail.com
PARTILHA! DIVULGA! SINDICALIZA-TE!
Podes continuar a Assinar a nossa Petição de Profissão de Desgaste Rápido
Já pensaste em Ser o/a Delegado/a Sindical Logado/a?
CLICKAQUI e Faz a Diferença Hoje!
https://goo.gl/IAJdiA
Sindicato dos Trabalhadores de Call Center
A Brincadeira acabou, o tás logado já chegou!
STCC, o nosso compromisso é regular todo o sector!
UMA SÓ VOZ
UM SÓ CAMINHO
O DA MELHORIA das nossas condições laborais.
A União dos Trabalhadores
extermina os Prevaricadores
UNIDOS SOMOS MUITO MAIS FORTES.
- https://taslogado.wordpress.com/
- http://www.stcc.pt/
- https://www.facebook.com/TasLogadoLx
- https://www.facebook.com/STCCBraga/