Greve de trabalhadores do Call Center do Hospital da Arrábida


 

Greve no Call Center Hospital da Arrábida

Os trabalhadores do call center do Hospital Luz Saúde Arrábida, em Vila Nova de Gaia, cumprem uma nova greve no dia 21 em protesto pela transferência para a unidade hospitalar do grupo na Póvoa de Varzim, anunciou hoje fonte sindical.

 

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte (STIHTRSN) adianta que, depois do protesto do passado dia 17 de julho, os trabalhadores “decidiram realizar nova greve de protesto dia 21 de agosto, com concentração à porta do Hospital Luz Arrábida Gaia e distribuição de um comunicado aos utentes a partir das 08:00”.

Em causa está a decisão do grupo Luz Saúde de transferir os trabalhadores do ‘call center’ do Hospital Luz Saúde Gaia, anterior Hospital da Arrábida, para o Hospital Luz Saúde Póvoa de Varzim, afirmando o sindicato que estes funcionários foram “intimados a apresentarem-se dia o4 de setembro” na Póvoa.

Segundo o sindicato, “há um grupo de trabalhadores que se viu forçado a aceitar a transferência, com medo de perder o emprego”, mas os restantes funcionários “já responderam recusando a transferência”.

Em comunicado enviado em julho, o Grupo Luz Saúde garante contudo terem sido asseguradas aos trabalhadores “as melhores condições de adaptação ao novo local de trabalho”, nomeadamente “transporte dedicado e incentivos financeiros”, estando o processo de transferência “a decorrer dentro da normalidade”.

Assegurando que os trabalhadores que operavam no ‘call center’ do Hospital da Luz Arrábida “foram, na sua quase totalidade, integrados” no novo serviço instalado na Póvoa de Varzim, o Grupo Luz Saúde diz ter decidido investir na construção de um novo ‘contact center’ para servir unidades no norte do país, nomeadamente os hospitais Arrábida (Gaia), Póvoa de Varzim, Amarante e Vila Nova de Cerveira.

O grupo estima que o novo serviço comece a operar plenamente a partir de setembro.

De acordo com o sindicato, os trabalhadores e entendem que a Luz Saúde “não alegou nenhum motivo de força maior ou imperativo para proceder à transferência do local de trabalho”, sendo que “a gestão do ‘call center’ da Póvoa de Varzim vai ser assegurada por uma empresa que desconhecem e com a qual nunca tiveram nenhum contrato”.

Adicionalmente, dizem, “ao contrário do alegado, a Luz Saúde não vai concentrar a atividade de ‘call center’ no Hospital Luz da Póvoa de Varzim, pois esta atividade vai continuar noutros hospitais do grupo, como é o caso do Hospital da Luz Guimarães”.

Por outro lado, os funcionários afetados alegam que “o novo local de trabalho dista mais de 40 quilómetros” do atual e “não há transportes públicos acessíveis e com horários adequados da estação do metro da Póvoa de Varzim para o Hospital da Luz Póvoa de Varzim”: “Alguns trabalhadores para entrarem ao serviço às 08:00 na Póvoa vão ter de sair de casa às 05:30 e vão chegar a casa depois das 19:00”, garantem.

Entre os argumentos dos trabalhadores está ainda o facto de que “não podem suportar os custos com transporte, por serem muito avultados” e os “prejuízos sérios” causados pela transferência, que consideram por “em causa o direito constitucional à conciliação da atividade profissional com a vida pessoal e familiar”.

 

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/pais/844084/vem-ai-nova-greve-de-trabalhadores-do-call-center-do-hospital-da-arrabida

 

PARTILHA! DIVULGA! SINDICALIZA-TE!

stcc-logo

Podes continuar a Assinar a nossa Petição de Profissão de Desgaste Rápido
Já pensaste em Ser o/a Delegado/a Sindical Logado/a?
CLICKAQUI e Faz a Diferença Hoje!
https://goo.gl/IAJdiA

taslogado fundo cinza

Sindicato dos Trabalhadores de Call Center

A Brincadeira acabou, o tás logado já chegou!

STCC
STCC, o nosso compromisso é regular todo o sector!
UMA SÓ VOZ
UM SÓ CAMINHO
O DA MELHORIA das nossas condições laborais.
A União dos Trabalhadores
extermina os Prevaricadores
UNIDOS SOMOS MUITO MAIS FORTES.

Publicado por

Danilo tás logado?

Defensor dos Direitos Humanos dos quais um deles é o direito do trabalho, melhorar apenas um dos 30 direitos humanos já fará com que muitos dos restantes também sejam melhorados. Cidadania, Igualdade e Urbanidade para todos nós! Se temos deveres também temos direitos. Usufrui e partilha o tás logado com o Mundo! Faz chegar mais longe o poder da tua Voz! loga-te a nós! Sindicato dos Trabalhadores de Call Center http://www.stcc.pt/ https://taslogado.wordpress.com/

Deixe um comentário