LISBOA – DEBATE – PRECARIEDADE E SINDICALISMO – É POSSÍVEL ORGANIZAR PRECÁRIOS?- 27 DE JANEIRO 2016


Somos Profissão Exigimos Respeito

 

A precariedade é um mal cada vez mais presente no mercado de trabalho. A diminuição de trabalhadores sindicalizados acontece com a própria precariedade, pois ao não existir vínculos mais duradouros com uma empresa leva a que o trabalhador não veja necessidade de se sindicalizar.

Debate de dia 27 de Janeiro com intervenções de Danilo Moreira, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Call-Center (#STCC), Aurora Lima, do Movimento Boicote e Cerco contra a PACC, e António Grosso, da Comissão de Trabalhadores do Santander-Totta.

 

“Sou um trabalhador precário da Portugal Telecom/Altice/Meo ou Ex-Tmn como a queiram chamar faz mais de 10 anos através do regime contratual de empresas de trabalho temporário/outsourcing não tenho vergonha de o admitir pois trabalhar anos a fio sem contratação directa por parte da minha empresa PT é coisa que não faz sentido algum. Esta e outras empresas que adoptam esta mesma política/ estratégia é que deviam ter vergonha e adoptar políticas em função de uma melhoria contínua, respeito pelos trabalhadores e pelos clientes procurando ir ao encontro do cumprimento da lei Laboral e da Satisfação do Clientes. Me questiono será que conhecem as normas de qualidade tipo Iso 9001 ou assim?!!!??? Contra factos… Palavras= Vento? Não há responsabilidade social que aguente! Existe sim irresponsabilidade factual do meu ponto de vista! Esta é a minha visão e também a minha luta! É também a situação em que se encontram provavelmente mais de 18000 trabalhadores e trabalhadoras da PT/Meo/Altice/Ex-Tmn só que nem todos o dizem seja por temer represálias/assédio/despedimentos ilícitos etc… Até os nossos supervisores, equipas de qualidade, coordenação e em alguns ou na maioria dos casos quem está acima é também precário dado que podem ser dispensados/destituídos a todo o momento. E mais não digo. Esta é a minha visão, a minha realidade, a minha experiência vivida com base na realidade diria melhor nos factos reais.”

 

A precariedade é um mal cada vez mais presente no mercado de trabalho. Afeta todas as faixas etárias de trabalhadores, mas sobretudo os mais jovens. Outra questão incontornável é a diminuição de trabalhadores sindicalizados. Uma das razões apontadas para esse facto é a própria precariedade pois ao não existir vínculos mais duradouros com uma empresa leva a que o trabalhador não veja necessidade de se sindicalizar. Será mesmo assim? Será esta a explicação para a perda de força dos sindicatos? Existe também a ideia estabelecida muitas vezes construída pelo próprio medo de perder o emprego de que “sendo precário não posso lutar”. Será mesmo assim? Neste debate teremos presentes 3 oradores de setores diferentes (Call centers, Professores e Bancários) onde a precariedade é uma realidade bem como a dificuldade de sindicalização, mas onde também existem exemplos de luta.

É impossível organizar os trabalhadores precários? É impossível que os sindicatos tenham uma preocupação com os trabalhadores com vínculos mais precários?

Vem debater connosco no dia 27 de janeiro às 21h30 na sede do MAS em Lisboa. De seguida, teremos convívio com comes e bebes!

16113107_1089695071155905_8318874366719333512_o

Mais informações em:https://www.facebook.com/events/1832563930359018/

stcc-logo

Podes continuar a Assinar a nossa Petição de Profissão de Desgaste Rápido
Já pensaste em Ser o/a Delegado/a Sindical Logado/a?
CLICKAQUI e Faz a Diferença Hoje!
https://goo.gl/IAJdiA

taslogado fundo cinza

Sindicato dos Trabalhadores de Call Center

A Brincadeira acabou, o tás logado já chegou!

STCC
STCC, o nosso compromisso é regular todo o sector!
UMA SÓ VOZ
UM SÓ CAMINHO
O DA MELHORIA das nossas condições laborais.
A União dos Trabalhadores
extermina os Prevaricadores
UNIDOS SOMOS MUITO MAIS FORTES.

Anúncios

Publicado por

Danilo tás logado?

Defensor dos Direitos Humanos dos quais um deles é o direito do trabalho, melhorar apenas um dos 30 direitos humanos já fará com que muitos dos restantes também sejam melhorados. Cidadania, Igualdade e Urbanidade para todos nós! Se temos deveres também temos direitos. Usufrui e partilha o tás logado com o Mundo! Faz chegar mais longe o poder da tua Voz! loga-te a nós! Sindicato dos Trabalhadores de Call Center http://www.stcc.pt/ https://taslogado.wordpress.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s