Sindicato acusa maior empresa de “call centers” de fugir ao aumento do salário mínimo


De acordo com o STCC, a Teleperformance decidiu cortar nos prémios dos trabalhadores que auferem a remuneração mínima, de modo a que não seja efectiva a subida do valor do salário em Janeiro. Em comunicado, a empresa nega.
O Sindicato dos Trabalhadores de Call Center (STCC) acusa a maior empresa do sector de querer fugir à subida do salário mínimo.

De acordo com o STCC, a Teleperformance decidiu cortar nos prémios dos trabalhadores que auferem a remuneração mínima, de modo a que não seja efectiva a subida do valor do salário neste mês de Janeiro.

“Já no salário de Dezembro tentaram arranjar uma estratégia para contornar a subida do salário mínimo e, para que os trabalhadores não se apercebessem, anteciparam essa situação. Os trabalhadores que recebiam o salário mínimo nacional, alguns deles, auferiam os prémios, a Teleperformance optou por reduzir o prémio na ordem dos 25 a 30 euros. No próximo mês, a continuar esta situação, com a subida do salário mínimo os trabalhadores não iam notar a diferença”, explicou à Renascença o sindicalista Danilo Moreira.

A situação atinge cerca de mil trabalhadores. O Sindicato dos Trabalhadores de Call Center considera que a empresa está a cometer uma ilegalidade e já pediu esclarecimentos.

“É ilegal no sentido em que são prémios que, se forem pagos de forma regular, ao fim de alguns meses passa a ser componente fixa do salário de cada trabalhador. Vamos contestar e tentar reunir com a direcção”, refere o sindicalista Danilo Moreira.

Empresa nega

Num comunicado de resposta a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a Teleperformance sublinha que “nenhum colaborador viu a sua remuneração reduzida em Dezembro relativamente à remuneração auferida anteriormente” e acrescenta que a mesma situação ocorrerá em Janeiro e nos meses subsequentes.

A empresa esclareceu que a “informação não tem qualquer fundamento e que a Teleperformance nunca equacionou a implementação de qualquer medida que tivesse como objectivo diminuir a compensação financeira dos seus colaboradores”.

No esclarecimento, a empresa diz que a “política de remuneração da Teleperformance é de pagar o máximo que consegue a toda a sua equipa de colaboradores e não o que é obrigada por lei”.

A empresa lembrou que a generalidade dos profissionais da empresa aufere um vencimento superior ao salário mínimo nacional.

“O salário mínimo nacional foi instituído em Portugal para assegurar que todos os profissionais auferem, pelo menos, esse valor. Assim, um eventual aumento não tem como consequência directa uma subida salarial dos profissionais, que já auferem um ordenado superior a esse valor”, é referido.

A empresa recordou também que, em Portugal, “está estabelecido que não se pode reduzir (excepto em condições particulares) a compensação financeira de um profissional”, salientando que atua no estrito respeito pela legislação em vigor
Esta informação consta em:
http://rr.sapo.pt/noticia/43527/sindicato_acusa_maior_empresa_de_call_centers_de_fugir_ao_aumento_do_salario_minimo

Assuntos Relacionados:
http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=241844

Teleperformance Cortes nos vencimentos são injustos e ilegais

Sindicato dos Trabalhadores de Call Center

A Brincadeira acabou, o tás logado já chegou!

STCCStcc tás logado
STCC, o nosso compromisso é regular todo o sector!
UMA SÓ VOZ
UM SÓ CAMINHO
O DA MELHORIA das nossas condições laborais.
A União dos Trabalhadores
extermina os Prevaricadoras
UNIDOS SOMOS MUITO MAIS FORTES.

Anúncios

Publicado por

Danilo tás logado?

Defensor dos Direitos Humanos dos quais um deles é o direito do trabalho, melhorar apenas um dos 30 direitos humanos já fará com que muitos dos restantes também sejam melhorados. Cidadania, Igualdade e Urbanidade para todos nós! Se temos deveres também temos direitos. Usufrui e partilha o tás logado com o Mundo! Faz chegar mais longe o poder da tua Voz! loga-te a nós! Sindicato dos Trabalhadores de Call Center http://www.stcc.pt/ https://taslogado.wordpress.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s